26 de março de 2012

Conferência de imprensa de Nuno Crato

Alunos do 4.º ano já farão exames em 2013

Os alunos do 4.º ano vão passar a ter provas finais de ciclo que contarão para a nota, anunciou o ministro da Educação e Ciência ao apresentar a proposta definitiva de revisão curricular.

 Documento do Ministério da Educação sobre a nova estrutura curricular

 

 

Paulo Guinote na SIC sobre o ajustamento curricular

A Educação do meu Umbigo

12 de março de 2012

"Um Problema de Expressão… a sexualidade na adolescência".

Integrado no  Projecto Saúde e Sexualidade do Agrupamento de Escolas da Batalha, a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Batalha organizou uma conferência/colóquio no dia 09 de Março cujo tema se centrou na sexualidade na adolescência, evento que contou com a presença da conceituada psicóloga/sexóloga Marta Crawford e ainda com os psicólogos Ana Paula Pimentel e Jaime Grácio.
 O auditório esteve completamente lotado, com uma assistência muito interessada de pais, encarregados de educação, professores e profissionais que se relacionam com os adolescentes.
 Se é certo que a intervenção do batalhense Dr Jaime Grácio foi acolhida com muito interesse, dado o paralelismo que acabou por estabelecer entre a saúde mental e a saúde sexual, indissociáveis, com a intervenção da Dra Ana Pimentel a ilustrar a importância da relação entre pais e filhos, certo é que a intervenção da anfitriã acabou por fazer jus aos pergaminhos de oradora nata em matéria de questões sexuais. Com um discurso directo, mas cuidado nos termos, sem ferir susceptibilidades, Marta Crawford acabou por dar uma lição de educação sexual colectiva, chamando por vezes à baila conversas 'extraídas' do seu consultório, como forma de dar maior vivacidade ao seu discurso, já de si fluente, em que os gestos nunca se substituiram às palavras, antes porém davam mais enfâse à sequência narrativa, enaltecendo a raiz dos afectos na matriz da sexualidade vivida pelos pais/encarregadosde educação, para que essa transmissão de saberes e conceitos em matéria de educação sexual possa ser bem sucedida.
 Nem mesmo o Vereador Carlos Henriques e o Director do Agrupamento Luis Novais, nem tão pouco o presidente da Assembleia Geral da Associação de Pais, Nuno Monteiro, que fizeram as honras da casa,  se viram constrangidos pela prédica irreverência da palestrante, nem quando a oradora se socorreu de objectos menos usuais numa demonstração animada do uso de um preservativo.
Para os presentes e em jeito de recordação do seu discurso, ficará certamente, entre outras, a história retratada da sexualidade que tinha na asa do frango o simbolo maior de uma conjugalidade frustrada.
As fotos foram gentilmente cedidas pelo Jornal da Golpilheira, que poderá visualizar a par da visita do Prof Marcelo Rebelo de Sousa,  que no mesmo dia esteve no Agrupamento de Escola da Batalha no âmbito do concurso DNEscolas, promovido pelo Diário de Notícias.

2 de março de 2012

COLÓQUIO: “Um Problema de Expressão…..A sexualidade na adolescência”

O Professor Arnaldo vai leccionar Educação Sexual

Lamentavelmente, no último Conselho de Turma fui o escolhido para leccionar as 12 horas de Educação Sexual a que todas as turmas têm direito em cada ano lectivo. Quase sempre, o Director de Turma é o escolhido, porque tem uma relação mais próxima com os alunos, mas neste caso fui eu. A velhota fugia do assunto como o Diabo da Cruz e os outros elementos do Conselho de Turma também.
Para além de ficar sem 12 horas para a minha disciplina, o que é trágico no 7.º ano, verdadeiramente dramático é mesmo o facto de eu ter de falar de Educação Sexual com crianças de 12 anos. Meu Deus, eu não estou preparado para aquilo! Eu não tenho à vontade com eles para falar dessas coisas. Eu nunca falei de Educação Sexual com ninguém ao longo da minha vida. Eu não sou casado nem tenho filhos. Nem sequer tenho qualquer actividade sexual, a não ser aquela que mantenho diariamente comigo próprio e com os meus 5 amigos.
Eu não percebo nada de Educação Sexual. Só de hardcore 1.º Escalão. As pessoas normais pensam em Júlio Machado Vaz quando pensam em Educação Sexual, eu penso em Rocco Siffredi. As pessoas normais pensam em Marta Crawford quando pensam em Educação Sexual, eu penso em Linda Lovelace e, mais recentemente, em Gina Lynn.
A culpa é do meu pai. A única vez de que me falou em sexo, na vida, foi para me dizer que a masturbação provocava cancro e que eu não devia fazê-lo.
O problema é que agora vou ter de falar do assunto como professor, como um adulto fala com uma criança e como se percebesse muito do assunto. E tem a grande lata, o Secretário de Estado, de dizer que todos os professores foram formados e estão preparados para leccionar Educação Sexual. Formado, eu? Só se for em acariciar o golfinho...