4 de maio de 2016

A EDUCAÇÃO POR AI.....

Estado vai deixar de financiar novas turmas nos colégios privados


A partir do próximo ano letivo, o Ministério da Educação vai deixar de financiar novas turmas em colégios privados totalmente financiados pelo Estado, caso haja vagas na rede pública. A Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo diz que as novas medidas vão levar ao despedimento de 5 mil docentes e não docentes e, a medida vai implicar indemnizações que rondam os 54 milhões de euros. No próximo ano, as escolas privadas com contrato de associação poderão perder 656 turmas.

SIC Notícias

Escolas vão poder mudar currículos


As escolas vão poder decidir um quarto do currículo e moldar a oferta de algumas disciplinas ao perfil da escola e ao local onde estão inseridas. A mudança curricular vai ser apresentada esta tarde pelo ministro da Educação. Deixamos-lhe agora algumas dessas alterações, divulgadas hoje pelo Expresso.

“As escolas portuguesas ainda não fizeram a transição do ensino do século XX para o século XXI”


Em entrevista ao Expresso, por e-mail, Andreas Schleicher, diretor do departamento de Educação e Competências da OCDE, fala do que é preciso mudar no ensino para garantir jovens bem sucedidos, num mundo que “já não recompensa as pessoas apenas por aquilo que sabem - o Google sabe tudo – mas por aquilo que conseguem fazer com isso”

Convencionou-se assumir que o mundo que valoriza o dinheiro ou está mais perto do céu ou contamina as pessoas com a vertigem de que tudo se compra. Ora, se foi o dinheiro que criou condições para que a escola – ao abrir-se,…

Crónicas de Eduardo Sá

Sem comentários: