29 de maio de 2010

AS CRIANÇAS ESTÃO REFÉNS DO ECRÃ

Fechadas entre quatro paredes, é em casa que as crianças se sentem melhor e mais seguras. Um estudo mostra como a televisão lhes está a roubar a cultura do espaço público.

Publicado na Revista Única/Expresso de 29 de Maio de 2010


As crianças não têm tempo próprio e falta-lhes o espaço que deve ser de todos: o espaço público", afirma Duarte Moreno, autor de uma investigação sobre a relação das crianças com o espaço. "A brincadeira da rua está extinta. Restam os ecrãs de faz de conta, no quarto ou na sala, e esta cultura do ecrã avassala o quotidiano da infância, gerando uma serenidade pouco genuína", alerta.

Meninas entre os 8 e os 9 anos, com mais meios económicos, que preferem ficar em casa compõem um retrato que ajuda a responder, na forma de perfil, à pergunta fundamental da investigação: "Onde te sentes melhor?". Professor de Educação Física, Duarte Moreno concluiu recentemente na Faculdade de Motricidade Humana a dissertação de doutoramento que aborda esta questão.

A pesquisa envolveu 163 crianças, moradoras em Matosinhos, de ambos os sexos e diferentes origens socioeconómicas, entre os 8 e os 9 anos e entre os 11 e os 12 anos. As abordagens foram múltiplas: entrevistas, diários de actividade produzidos pelos miúdos, máquinas fotográficas utilizadas pelas crianças e questionários respondidos pelos pais.

Sem comentários: