1 de outubro de 2010

Pais e alunos de uma escola da Batalha protestaram contra a falta de professores








Os pais dos alunos de uma turma do 5º ano da Escola Básica (EB) 1 Mouzinho de Albuquerque, na Batalha, Leiria, estão concentrados à porta do estabelecimento de ensino, em protesto contra a falta de professores.

 

Rogério Paulo, pai de um aluno do 5º ano, explicou à agência Lusa, que a turma do seu educando só tem professores de Matemática, Ciências, Religião e Moral e Educação Visual e Tecnológica.
"Não tem mais professores e o docente de Matemática e Ciências é o mesmo", disse.
O encarregado de educação afirmou ainda que a concentração à porta da escola é uma "forma de alertar o Ministério da Educação e mostrar ao país o que se passa".
Segundo disse, o presidente da Câmara da Batalha e o responsável pela escola "têm feito diligências junto da DREC (Direção Regional de Educação do Centro), sem resposta".
O vice-presidente da Comissão Administrativa provisória do Agrupamento de Escolas da Batalha, Fernando Sarmento, confirmou a falta de professores.
"É uma situação que nos preocupa e já estão solicitados. Estamos a aguardar a sua chegada a todo o momento", adiantou.
O responsável revelou que a falta de professores decorre do facto de terem surgido "casos inesperados de doença com os docentes", tendo a escola procedido "de imediato ao pedido de substituição".
Fernando Sarmento disse ainda que a escola tem tido a preocupação de ocupar as crianças e preencher os tempos livres.
"Há colegas que estão a dar algumas disciplinas, no sentido de minimizar o mais possível os problemas", disse.
A agência Lusa contactou a DREC, que remeteu um esclarecimento para mais tarde.
(Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico) Lusa

Nota Direcção:

Na sequência da Assembleia Geral do passado dia 22 de Setembro, a Direcção da Associação da Pais, tendo tomado conhecimento nessa mesma reunião dos problemas relacionados com a falta de professores com que esta turma de alunos estava a ser afectada, tomou desde logo iniciativas junto do Município e Comissão Administrativa Provisória no sentido de ser encontrada uma solução tão breve quanto possível.
Contudo, dado que este assunto não está na esfera de competências destas duas entidades, foram posteriormente efectuadas e reforçadas diligências ao nível do Ministério da Educação e  respectivos ógãos desconcentrados (DREC/DGRHE), pelo que, em face da informação dsponibilizada,  a Bolsa de Recrutamento / Contratação de Escola contempla desde o dia 30 de Setembro o Agrupamento de Escolas da Batalha,  tudo indica que será previsível que esta situação esteja normalizada durante a próxima semana a contendo de todos os interessados, nomeadamente as crianças visadas.

08.10.2010


Sem comentários: