16 de fevereiro de 2010

Requalificação do parque escolar da Batalha - Escola Básica 1, 2 Mouzinho de Albuquerque, Batalha

                                   ESCLARECIMENTO


Tendo sido últimamente esta Associação de Pais visada e abordada no sentido de saber qual a posição relativamente a todo o processo que se avizinha de requalificação do parque escolar da Batalha, esclarece-se:
 
- A Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas da Batalha considera urgente a requalificação do parque escolar da Batalha, nomeadamente da Escola Básica Mouzinho de Albuquerque na Batalha, porquanto as instalações actuais são inadequadas à boa prática do ensino das crianças e insuficientes ao nível de espaços de comuns. Recordamos, por exemplo, a ausência de espaços lúdicos e a utilização de placas de fibrocimento portadoras de amianto na cobertura de alguns espaços da Escola. Neste particular, há muito que esta Associação reclama a substituição deste material que vários estudos sinalizam como substância causadora de vários problemas de saúde.

- A Associação desconhece os termos e os fundamentos da intervenção proposta, pelo que não está em condições de se pronunciar em definitivo quanto ao eventual projecto de unificação das Escolas. Aliás, a esse propósito tivemos oportunidade de recentemente remeter um ofício para a empresa Parque Escolar, entidade responsável pelo programa de requalificação escolar, solicitando esclarecimentos e naturalmente manifestando a nossa disponibilidade de colaboração. Apenas participámos numa reunião de trabalho onde foi apresentado um esboço de projecto, no qual não estava claro qualquer unificação de escolas ou de espaços comuns. Sobre a matéria, obviamente desejamos ter uma palavra, até porque está em causa a qualidade de ensino dos nossos educandos.

- Neste momento e sobre o assunto da requalificação das escolas, julgamos muito importante que os projectos avancem rapidamente, porque está subjacente uma melhoria das condições gerais das escolas, à semelhança do projecto que a Câmara já está a desenvolver na construção do novo Centro Educativo junto às piscinas. Entendemos, no entanto, que qualquer processo de integração dos diferentes níveis de ensino secundário, profissional e básico, deve salvaguardar a qualidade das aprendizagens e tratar de forma diferente os vários níveis ensino. Todos compreendemos que alguns espaços comuns e equipamentos, como biblioteca, refeitório, recreios, etc., terão necessariamente de dispor de condições específicas adaptadas aos alunos em função da idade e grau de ensino que frequentam. Em síntese, estamos empenhados no projecto, mas atentos às condições pedagógicas do mesmo, porque acima de tudo estão os interesses das crianças.

A Direcção

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