13 de janeiro de 2011

Pais regressam à Escola

Alunos do sexto ano não têm professora de inglês desde o início das aulas, em Setembro.
Pais e encarregados de educação mobilizaram--se pela segunda vez em três meses

Cerca de uma dúzia de encarregados de educação de uma turma de sexto ano da Escola Básica Mouzinho de Albuquerque, na Batalha, mobilizaram-se ontem de manhã junto aos portões daquele estabelecimento de ensino.
A manifestação, que decorreu entre as 8h30 e as 9h00, teve como objectivo demonstrar o crescente descontentamento dos encarregados de educação face à inexistência de um docente para leccionar a disciplina de Inglês à turma D do sexto ano.
Desde o início do ano lectivo 2010/ 2011, a 13 de Setembro, que os alunos daquela turma não têm aulas de inglês e o primeiro período já está concluído. "O primeiro período já acabou e eles não foram, sequer, avaliados. Não têm nem positiva nem negativa. O segundo período já começou e a situação mantém- -se. Por isso decidimos fazer alguma coisa", refere Isabel Costa, encarregada de educação de um dos alunos afectados.
A professora responsável pela disciplina, inicialmente em licença de maternidade, encontra-se, agora, em licença de amamentação e a leccionar a disciplina de Língua Portuguesa a duas turmas do quinto ano. "A professora está com licença de amamentação e, como tal, para lhe reduzirem horas de trabalho, ou lhe tiravam duas turmas de duas horas cada de Língua Portuguesa ou uma de quatro horas de Inglês. Para não prejudicarem duas turmas, optaram por lhe retirar a turma do sexto ano", explica, ainda, Isabel Costa.
No entanto, e apesar dos contactos feitos junto da direcção da escola ao longo dos meses, os encarregados de educação não obtiveram garantias. "Dificilmente se consegue entrar em contacto com a direcção e aos encarregados que o conseguiram apenas disseram que estão abertos concursos e que temos de esperar", refere.
Quanto à manifestação de ontem, Isabel Costa, ainda não sabe se foi ou não frutífera. "Não estava lá ninguém ou não quiseram falar. Mas ainda é muito cedo para obter reacções. Talvez daqui a alguns dias".
Esta não é, no entanto, uma situação inédita. De relembrar que, em Outubro do ano passado, a Escola Básica Mouzinho de Albuquerque recebeu outro protesto dos encarregados de educação, desta feita dos alunos de uma turma do quinto ano, pela falta de professores de Educação Musical, Inglês, Língua Portuguesa e História.
O Diário de Leiria tentou contactar a direcção da escola, mas sem sucesso.

Quinta-Feira, 13 de Janeiro 2011  
Escrito por Nuno Henriques   
___________________________________________________

A Direcção da A. Pais da Batalha lamenta o facto de nunca ter tido conhecimento desta situação, não obstante as diversas iniciativas levadas a cabo desde o início do ano lectivo e nas diversas reuniões e apelos efectuados, no sentido de, sempre que tiver conhecimento ou seja solicitada a respectiva colaboração, poder contribuir para a resolução dos problemas que afectam alunos e encarregados de educação no percurso escolar daqueles.
Desconhecida a ausência da Professora nesta turma (6ºD) e que provocou tamanha lacuna, que entendemos injustificável, considerando o lapso de tempo decorrido e pelas circunstâncias previsíveis, lamentamos da mesma forma e com alguma estranheza a falta de informação por parte dos respectivos encarregados de educação junto desta entidade - Associação de Pais, que sempre se mostrou disponível para interceder junto do Agrupamento de Escolas e do Municipio entre outras entidades competentes,  na defesa intransigente dos interesses dos alunos.
Assim, reiteramos mais uma vez e desta forma a nossa disponibilidade para interceder junto de quem de direito na matéria,  para que todos possamos contribuir para que os nossos filhos/alunos sejam os menos prejudicados nestes ventos de mudança pelo qual o ensino paira.

Preocupados pela gravidade do problema, tentamos junto de alguns encarregados de educação perceber se a situação se mantinha, ao que nos foi dito que já haveria professor a partir de amanhã, de acordo com informação da CAP/Prof Fernando Sarmento.
A Direcção da APEEAEB
Apartado 199 - 2440-901 Batalha
Contactos: Tel. 912225646

Sem comentários: