12 de junho de 2011

Crianças deixam a escola para ajudar a pagar contas

Várias crianças estão a deixar a escola por questões económicas. A crise está a deixar muitas famílias com a corda na garganta e até os mais novos estão a ser chamados a ganhar dinheiro para ajudar a pagar as contas em casa. Para muitas famílias, a despesa associada aos estudos é simplesmente incomportável.


«Este ano tenho recebido várias anulações de matrículas: dez, até agora. São de alunos do 9º ano ou com mais de 15 anos. Três delas tenho a certeza de que foram feitas por questões económicas, porque os alunos falaram comigo», conta à Lusa o director do agrupamento de Escolas da Cruz de Pau, no Seixal, Nuno Adeganha. Aqui há cada vez mais mesas vazias nas salas de aula.

Os casos detectados aconteceram na escola do 2.º e 3.º ciclos, frequentada por cerca de 870 estudantes e «inserida num contexto económico frágil».

Mas os alunos que têm anulado as matrículas «não são dos bairros mais problemáticos. Pertencem à classe média baixa, são de famílias que de um momento para o outro deixaram de ter dinheiro para pagar coisas elementares. Dois dos casos são de famílias mono parentais, o outro é de uma família em que os pais ficaram desempregados», explica o responsável.

Agência Financeira

  • PorRedacção | 2011-06-11
  • 1 comentário:

    Clara disse...

    infelizmente é um fenómeno que só se vai agravar