19 de maio de 2013

Museu da Batalha distinguido com prémio europeu

O Fórum Europeu dos Museus atribuiu hoje o Prémio Museu do Ano a um museu escocês e o "Kenneth Hudson" a um museu português.
 
 
O Museu da Comunidade da Concelhia da Batalha venceu hoje o Prémio Kenneth Hudson do Fórum Europeu dos Museus (European Museum Forum - EMF), de acordo com a listagem publicada pela organização.

Kenneth Hudson (1916-1999) foi um jornalista, escritor e museólogo que defendia uma outra maneira de encarar os museus, e inventou, nos anos 60 do século passado, a expressão "arqueologia industrial".
 
Anunciado durante a mesma cerimónia, em Tongeren, na Bélgica, foi também o Prémio Museu Europeu do Ano (European Museum of the Year Award - EMYA, na sigla original) que coube ao Museu Riverside de Glasgow, na Escócia.
Os museus da Comunidade da Concelhia da Batalha e o Machado de Castro, de Coimbra, eram dois dos finalistas, entre uma lista que incluia o de Arte Clássica, em Mougins, França, o Marítimo, em Kotka, na Finlândia, o de História Natural, em Veneza, Itália, o Alpino, em Berna, na Suíça, o Etnográfico da Eslovénia, o de História Natural de Barcelona, Espanha, e o Museu do Mosaico, em Gaziantep, na Turquia.
O Museu de Arte de Riga, o de San Telmo em San Sebastian, Espanha, e o Gobustan, no Azerbaijão, foram distinguidos com menções honrosas.
No ano passado tinha ganho o prémio europeu, o Museu Madinat al-Zahra, da cidade espanhola de Córdova.
O Fórum Europeu dos Museus é uma organização transnacional sem fins lucrativos, que se dedica há 35 anos a melhorar a qualidade dos museus europeus.
Na área da museologia, este galardão é o principal e o mais antigo dos atribuídos pelo EMF, e também o mais prestigiado na Europa. Foi criado com o objetivo de reconhecer a excelência no setor museológico europeu e de promover processos inovadores no setor.
 

Sem comentários: