11 de janeiro de 2014

Preparados para o Futuro?! + 3ª Edição e Palestra sobre Cyberbullying

PPF_edicaoIII
Este ano realiza-se a 3ª Edição da atividade "Preparados para o Futuro?!", a qual consiste na apresentação de palestras motivadoras de interesse e sensibilizadoras da exigência da conclusão do Ensino Secundário com uma boa média como condição sine qua non para uma vida profissional de sucesso e de contribuição efetiva para uma realização pessoal e profissional, no contexto da situação que atualmente vivemos.
A atividade realiza-se no Auditório Municipal da Batalha, no dia 17 de janeiro de 2014 a partir das 9h30.


Em Portugal, tal como noutros países, a problemática do bullying entre crianças e jovens tem vindo a ser objeto de grande atenção, na perspetiva da prevenção e da intervenção.Uma nova forma de violência, a que se dá o nome de cyberbullying, amplia as consequências do bullying tradicional.
A investigadora da Universidade do Minho Ana Tomás de Almeida considerou que "há uma certa condescendência", por parte de jovens, pais, professores e escolas, relativamente a incidentes de "cyberbullying", que acabam por "tomar proporções mais sérias".
Ana Tomás de Almeida foi uma dos 13 investigadores que participaram num estudo internacional que propõe uma série de recomendações para a prevenção do "cyberbullying", uma prática que atinge os jovens, caracterizando-se por comportamentos abusivos e repetidos, como humilhação e assédio moral, com recurso às tecnologias, nomeadamente telemóveis e Internet.
O estudo sugere orientações para jovens, pais, professores e escolas, comuns a uma rede de 27 países, incluindo Portugal.
 

Sem comentários: