16 de maio de 2016

Nova escola básica e secundária ( Escola-Sede do Agrupamento de Escolas da Batalha )

Nova escola básica e secundária representa investimento de 3,5 milhões de euros
Municipio Batalha, Segunda, 16 De Maio De 2016
O projeto de remodelação e requalificação dos edifícios da Escola Básica e Secundária da Batalha (Escola-Sede do Agrupamento de Escolas da Batalha) encontra-se concluído e em fase final de aprovação pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), traduzindo-se por um investimento global de 3,5 milhões de euros, dos quais 2,4 milhões euros são financiados por fundos comunitários, no âmbito do Portugal 2020.







Parque Escolar recebe 340 milhões para dívidas e rendas  
(Verba prevê obras que se vão realizar entre 2015-2018.)


Trata-se de uma obra há muito reclamada pela Comunidade Educativa que visa requalificar uma escola edificada na década de 80 do século passado, com inúmeras insuficiências ao nível dos espaços letivos, laboratórios, zonas de desporto e lazer para os alunos. 
Para além da necessária requalificação dos espaços utilizados pelos alunos, designadamente as salas de aula, o programa funcional da intervenção responde à necessidade de unificação das escolas (antiga preparatória com a antiga secundária), de modo a otimizar os espaços, recursos físicos e meios humanos existentes. Respeitar-se-á a separação dos circuitos efetuados pelos alunos da EB 1/2, relativamente aos alunos da EB 3/Secundária.
O projeto prevê a requalificação de edifícios e espaços existentes (14.657 m2), novas edificações (9.985 m2) para substituição de volumes construtivos desajustados das atuais necessidades, assim como as correspondentes demolições (2.957 m2), promovendo ainda novos espaços verdes e de lazer no espaço interior da escola.
A intervenção foi enquadrada no planeamento da educação para a Região Centro, constando no “mapeamento” da Iniciativa Territorial de Investimento (ITI) da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), enviada e aprovada pela Comissão Europeia, respeitando os limites de cofinanciamento previstos no Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial.
Como principais caraterísticas da intervenção, o projeto prevê a construção de um pórtico contemporâneo, junto à entrada principal, na Rua da Freiria, que promove a ligação entre os dois edifícios administrativos existentes, conferindo ao conjunto a necessária unicidade, bem como a construção de um novo edifício principal que encerra as principais valências que se pretendeu otimizar. Dos atuais blocos administrativos “F” e “G” saem as estruturas autónomas de apoio, passando a situar-se no novo bloco, ao nível do rés-do-chão, as valências de bar/cafetaria, cozinha, refeitório e biblioteca.
Outra área privilegiada nesta intervenção é a zona desportiva, onde se propõem intervenções em cinco níveis: requalificação dos espaços exteriores, com a criação de uma pista de atletismo no campo exterior situado mais a sul, cobertura e remodelação do campo exterior situado mais a norte, transformando este espaço num polidesportivo de ar livre de utilização permanente e não sazonal, construção de uma zona de saltos e uma zona de lançamentos com aproveitando das condições naturais existentes.
Preconiza-se ainda a abertura de novos acessos viários e pedonais que permitirão interligar os vários arruamentos que circundam o recinto escolar para além de melhorarem significativamente as acessibilidades em caso de emergência, bem assim, ao nível dos arranjos exteriores, propõe-se a criação de uma rede de acessos compatível com a deslocação de pessoas com mobilidade condicionada pela generalidade dos espaços.
Para o Presidente da Câmara Municipal da Batalha, Paulo Batista Santos, “esta será uma grande remodelação da Escola, que foi trabalhada com a Direção do Agrupamento para melhorar os espaços funcionais utilizados pelos alunos e as condições de aprendizagem, mas também toda a zona desportiva e envolvente, num claro benefício de toda a comunidade”.
“Trata-se de mais um grande investimento na Educação do Concelho da Batalha e que responde a uma necessidade com mais de duas décadas, a realizar numa área que desde o início do mandato atribuímos a maior prioridade política e social”, acrescenta o autarca. 

Sem comentários: