17 de julho de 2011

Alunos vão ter mais aulas de Português e Matemática do 5º ao 9º ano

Jornal de Negócios
Mais horas de aulas nestas duas disciplinas implicarão a supressão da Área Projecto e a redução das horas de Estudo Acompanhado. Exames nacionais no 6º ano avançam este ano.
 
 
O ministro da Educação anunciou hoje o reforço da aprendizagem do Português e da Matemática, já inscrito no Programa do Governo, que se traduzirá num “aumento do número total de horas em cada uma das disciplinas ao longo do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico” (quinto ao nono ano).

Comentando as notas dos exames nacionais do básico e do secundário divulgadas esta semana, Nuno Crato apontou “as deficiências consistentemente verificadas a Português e Matemática”, que, segundo ele, “mostram o muito trabalho que é necessário realizar para o progresso nessas disciplinas”.

A secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário, Isabel Silva, explicou que, no 5º e 6º anos, os alunos terão mais um bloco de 90 minutos de aulas destinado ao estudo da Língua e estudos sociais, passando dos cinco blocos para os seis, com três deles dedicados à Língua Portuguesa, e no caso da Matemática e ciências passará dos actuais três blocos e meio de aulas de 90 minutos para quatro blocos e meio, com um mínimo de três blocos para Matemática. No 7º, 8º e 9º anos haverá mais 45 minutos de aulas semanais quer para Português, quer para Matemática.

Este aumento da carga lectiva será compensado com a supressão da Área Projecto e o ajustamento da carga horária do Estudo Acompanhado.

Além disso, é já neste ano lectivo que os alunos do sexto ano terão um exame nacional a Português e Matemática, o que permitirá "uma avaliação externa nesta fase crucial do percurso escolar dos alunos".

Novo modelo de avaliação em preparação

Em relação ao novo modelo de avaliação dos professores, Nuno Crato só se pronunciou depois das perguntas dos jornalistas, dizendo que “está a ouvir os professores” e que “um novo modelo está a ser preparado”. Questionado pelo Negócios sobre se o novo modelo já estará em vigor no início do ano lectivo, o ministro da Educação e Ciência limitou-se a dizer que em “tempo certo” haverá novidades.

1 comentário:

Clara disse...

como é que a supressõ da área de projecto pode beneficiar os alunos? O problema não é a carga hrária... é o método