7 de novembro de 2012

Pais garantem que há fome nas escolas

Parlamento: Pais garantem que há fome nas escolas
Económico com Lusa - 07/11/12



Há muito mais pobres do que as estatísticas oficiais contabilizam


18.11.2012 - Por Andreia Sanches, Raquel Martins in Público

  


Nota: Direcção da A Pais
À margem da questão aqui suscitada, importa saber e perceber se haverá situações que poderão concorrer para esta situação em casos mais evidentes, onde a gestão dos parcos recursos financeiros poderá não estar a ser feita da melhor forma. Sendo por isso necessário toda a comunidade educativa encetar uma campanha de sensibilização no sentido de alertar e proporcionar às familías com maior exposição a estes factos, de mais informação para o efeito, de forma a minimizar este impacto nas crianças, no actual contexto económico / social.

Questionada pelos deputados da oposição sobre este programa, lançado em fase piloto no final do ano letivo passado, a presidente da CNIPE, Maria José Viseu, respondeu: "Não existe pequeno almoço, o que existe é fome nas escolas".
A responsável afirmou que a CNIPE já tentou fazer uma sondagem a nível nacional, mas que não encontrou dados a este respeito. Também os deputados da oposição na Comissão de Educação afirmaram que os dirigentes escolares nada sabem sobre este programa.
Na última audição parlamentar dos responsáveis políticos do Ministério da Educação nesta comissão, o secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar, João Casanova de Almeida, disse que o programa estava em curso, em parcerias com empresas, embora tivesse reconhecido não estar ainda em velocidade de cruzeiro. Estimou, no entanto, que seriam abrangidos cerca de 10.000 alunos, pelos dados de que dispunha na altura. Hoje, ao final da manhã foi também ouvida a Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), que não dispunha igualmente de dados sobre o assunto.
"Temos conhecimento de muitas famílias que não conseguem pagar os livros dos filhos, que não lhes conseguem dar uma refeição quente e isso muitas vezes só é conseguido à custa de grande esforço dos diretores", declarou a deputada socialista Odete João. O presidente da CONFAP, Albino Almeida, confirmou que a fome nas escolas está a aumentar, constatando que à segunda-feira "os pratos ficam limpos", mesmo quando os alimentos não são completamente do agrado dos alunos. Além de também questionar a situação débil a que estão sujeitas muitas famílias, a deputada do PCP Rita Rato criticou o Governo por "querer importar o modelo alemão" na vertente profissional e numa lógica "filho de operário é operário".
Ana Drago, do BE, sublinhou que a crise está a ter "um impacto brutal nas famílias" e que as primeiras prejudicadas são as crianças: "As escolas desdobram-se em soluções. Pequeno-almoço? O ministério diz que está a andar, mas as escolas não sabem de nada, incluindo escolas que foram abrangidas pelo projeto-piloto no final do ano letivo passado". O PSD sublinhou que o ano letivo se iniciou com uma normalidade reconhecida pelos diretores. Para Maria Viseu trata-se apenas de aparente normalidade. "As escolas portuguesas são hoje escolas onde se vive tristeza", garantiu.

Sem comentários: