21 de abril de 2013

A VOZ DOS PAIS - 24ABR2013 às 21h

Decorreu no dia 23 de Abril a reunião promovida pela A. Pais, no âmbito do projecto A VOZ DOS PAIS, que envolveu a participação dos encarregados de educação do Centro Escolar local e Casal Vieira.


Esta iniciativa da A. Pais, teve a participação do Director do Agrupamento, Luis Novais, do Presidente do Municipio, António Lucas, coadjuvado pelos vereadoes Carlos Henriques e Cintia Silva, assim como o presidente da Junta de Freguesia Silvestre Carvalhana.

Todos tiraram apontamentos....







Muito embora não se possa considerar que a adesão tenha sido assinalável, os encarregados de educação presentes fizeram valer-se de algumas questões que os preocupam no dia a dia das suas crianças, com maior acuidade a segurança dos acessos no Centro Escolar, assim como das actividades extra curriculares, como seja a musica, natação e equitação. Nuno Monteiro da A. Pais, fez uma breve apresentação dos resultados inquérito levado a cabo no inicio do ano lectivo, assim como das actividades que a Associação tem promovido, enaltecendo a estreita colaboração com o Municipio e Agrupamento, num trabalho conjunto que visa assegurar o bem estar das nossas crianças.
Dadas as actuais condições restritivas em termos orçamentais, entre outras, o presidente do Municipio explicou aos presentes que a autarquia tem procurado satisfazer as necessidades mais prementes, enquadrando as restantes com as demais escolas do concelho, numa óptica de equidade. Contudo, considerando algumas sugestões para actividades atrás enunciadas por alguns encarregados de educação, a autarquia prometeu que irá estudar e enquadrar com o Agrupamento essa possibilidade, no sentido de esbater alguns constrangimentos que as mesmas padecem, com a distância e a necessidade de transportes que sempre requerem.
Por sua vez o Director aproveitou a oportunidade para fazer um pequeno balanço daquilo que tem sido o panorama educativo no concelho e por vezes as muitas dificuldades com que se defronta face à escassez de recursos humanos, resultando numa necessidade de haver uma grande convergência de esforços de todos os intervenientes no processo educativo, no sentido de minorar esse impacto no percurso educacional dos alunos.
Tendo presente que o novo Centro Escolar oferece condições excepcionais de aprendizagem e de conforto, foi na reunião aventada a possibilidade das crianças do Jardim de Infância do Casal Vieira passarem para aquele novo espaço, no proximo ano lectivo e com o consequente encerramento, facto que foi bem acolhido por parte dos encarregados de educação, tendo o Municipio ficado encarregue de fazer a avaliação e a eventual necessidade de garantir o transporte de algumas crianças que padeçam dessa necessidade, minorando algum incómodo com esta alteração. Esta situação decorre de certa forma das instruções que se esperam por parte do Ministério da Educação, antecipando, já que o Jardim de Infância local funciona actualmente com apenas 11 crianças e exige actualmente um quadro de pessoal excessivo e dispendioso, sendo certo que em termos pedagógicos resultaria num beneficio para as respectivas crianças, uma vez que o 1º Ciclo já se encontra ali instalado.

Sem comentários: