15 de abril de 2013

Alunos no 1.º ano de escolaridade - Matrícula electrónica com prazo a decorrer até Junho

Matrícula electrónica esteve indisponível no primeiro dia do prazo de inscrições

 

O prazo para matricular os alunos no 1.º ano de escolaridade começou nesta segunda-feira, mas durante todo o dia o sistema que permite efectuar as matrículas via Internet manteve-se indisponível.
Em resposta a questões do PÚBLICO, o gabinete de comunicação do Ministério da Educação e Ciência (MEC) atribuiu a falha a "um problema técnico relacionado com os certificados que permitem fazer a ligação ao Cartão do Cidadão". Para as matrículas serem realizadas via Internet, é necessário que tanto os encarregados de educação como os alunos tenham cartão do cidadão.

O MEC garante que a área da matrícula electrónica existente no Portal das Escolas ficará disponível "em breve" para os encarregados de educação. As escolas já conseguiram ter acesso.

O sistema de matrícula electrónica foi lançado em 2011 no âmbito da “modernização dos serviços administrativos” e só se encontra disponível para as matrículas no 1.º ano do 1.º ciclo. Durante o dia de hoje, os pais que tentaram aceder a este serviço através do portal das escolas começaram por lidar com uma página de 2012, depois começou a surgir um aviso de que era impossível aceder e seguidamente foi afixada a informação de que o sistema se encontra em manutenção.
O prazo para as matrículas termina a 15 de Junho. O pedido de matrícula também pode ser feito presencialmente nas escolas, embora o MEC tenha reafirmado, num despacho do dia 13, que “deve ser apresentado, preferencialmente, via Internet na aplicação informática disponível no Portal das Escolas”.
O pedido de matrícula é obrigatório quando os alunos ingressam pela primeira vez na pré-escolar, no 1.º ciclo ou no ensino secundário recorrente. Depois, e até à conclusão da escolaridade obrigatória, esta é renovada automaticamente.

Notícia actualizada às 19h35. Acrescenta explicações do MEC e corrige data do lançamento da aplicação informática.

http://www.sg.min-edu.pt/pt/faq/matriculas-transferencias/

Sem comentários: