6 de maio de 2014

Ministro quer Inglês obrigatório no 1.º ciclo em 2015

 "O inglês é hoje aquilo que mais se aproxima de uma língua franca mundial", justificou Nuno Crato na comissão parlamentar de Educação
Grupo de trabalho constituído por Nuno Crato vai estudar introdução do Inglês no currículo a partir do 3.º ano de escolaridade . Obras vão continuar em 14 escolas onde tinham sido suspendas.

O ministro da Educação anunciou esta terça-feira a intenção de introduzir o Inglês no currículo obrigatório do 1.º ciclo do ensino básico a partir de 2015/2016. A aplicação da medida será feita de forma faseada, começando nesse ano letivo em apenas algumas escolas.

 
O anúncio foi feito esta tarde na comissão parlamentar de Educação, tendo para isso sido constituído um grupo de trabalho que irá estudar as alterações necessárias aos programas de Inglês em vigor e ainda a formação que será exigida.

O Inglês como disciplina obrigatória deverá ser lecionado a partir do 3.º ano, tal como foi proposto pelo Conselho Nacional de Educação num parecer divulgado no início do ano.

"O inglês é hoje aquilo que mais se aproxima de uma língua franca mundial. É em inglês que se fazem negócios, é em inglês que se discutem paper científicos", justificou Nuno Crato.

O ministro da Educação lembrou que a disciplina de Inglês foi até ao ano passado oferecida no 1.º ciclo com carácter obrigatório (medida tomada pelo Governo de José Sócrates) mas que a sua frequência foi sempre facultativa, no âmbito das atividades de enriquecimento curricular. E que a qualidade destas atividades variava muito de escola para escola.

Em 2015 passará a ser obrigatório, mas nesse ano não chegará a todos, esclereceu Nuno Crato, já no final da audição parlamentar: "Não podemos garantir que todas as escolas tenham condições nesse ano porque é preciso definir programas e metas, formar professores e criar um novo grupo disciplinar".

Obras vão continuar em 14 escolas secundárias

Com a introdução da disciplina a partir do 3.º ano, todos os alunos passarão a ter sete anos obrigatórios de Inglês na escola. "Os atuais cinco anos obrigatórios não chegam para que os nossos jovens tenham um domínio próximo do perfeito". declarou Nuno Crato.

Em relação às obras nas escolas a cargo da Parque Escolar, suspensas em 2011, Nuno Crato anunciou que foi levantada a suspensão em 14 e que será feito um investimento de cerca de 100 milhões de euros nestes estabelecimentos de ensino. A decisão foi comunicada ontem à parque escolar.

Há ainda nove escolas que tinham as obras paradas por falência dos empreiteiros e em relação às quais vão ser lançados novos concursos.

Sem comentários: