8 de novembro de 2015

EDUCAR(E) POR AI.....


Exigência e permissividade: não é fácil equilibrar esta balança 

No mundo dos “pequenos ditadores” é preciso perceber vários fatores. É importante conhecer as características individuais, o contexto social, o processo educativo e o percurso de vida, bem como a história da família. Tudo conta para perceber como funcionam os que quebram regras e desafiam limites. O diálogo e o respeito são fundamentais. A educação é a base.

Reinventar a parentalidade 

Há cada vez mais pais dispostos a aprenderem a lidar com os filhos. Porque são muitas as dúvidas sobre a melhor maneira de os educar. A parentalidade positiva e consciente traz algumas soluções, dizem os especialistas.

É preciso perceber a que brincam as crianças e se estão felizes 

Aida Figueiredo, investigadora da Universidade de Aveiro, constatou que os mais pequenos passam apenas 10,8% do tempo nos recreios dos edifícios de apoio à infância. Estudos nacionais indicam que as crianças gostam de espaços que envolvam mistério, magia, desafios, possibilidades de sentir.

Educação Sexual aplicada na forma, não nas dinâmicas 

Métodos contracetivos e doenças sexualmente transmissíveis não são assuntos prioritários no 9.º ano. Orientações internacionais defendem integração das dinâmicas promotoras de saúde na cultura das escolas. Em Portugal, os professores não se sentem valorizados.

Há um mapa que confirma que o sucesso escolar está ao alcance de todos 

Este atlas da educação do país, mapeado concelho a concelho, mostra que na mesma região há municípios com desempenhos diferentes. O que se passa? A resposta pode estar nos projetos aplicados, nas estratégias definidas pelos agrupamentos, na postura dos professores, no envolvimento das autarquias.

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