12 de outubro de 2013

Agrupamento de Escolas da Batalha ganhou Centro para a Qualificação e Ensino Profissional (CQEP)

Notícias / Nós e a Comunidade
Terça, 08 Outubro 2013 09:13
 
banner_CQEPO Agrupamento de Escolas da Batalha viu aprovada a sua candidatura a receber um Centro para a Qualificação e Ensino Profissional (CQEP), uma estrutura que, em linhas gerais, vem substituir os antigos centros novas oportunidades, mas com uma maior abrangência.
O CQEP a criar no nosso agrupamento irá permitir dar resposta à população adulta da área da NUT III – Pinhal Litoral (em particular dos concelhos da Batalha, Leiria e Porto de Mós) que procura aumentar as suas qualificações ou a formação numa determinada área. A novidade é que o CQEP trabalhará também com a população jovem ao nível da orientação vocacional e do encaminhamento para diferentes percursos. Regista-se que, na área da NUT III Pinhal Litoral, apenas três escolas públicas viram aprovadas as suas candidaturas.
Segundo as palavras da Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional, os CQEP Os CQEP são as entidades que sucedem aos Centros Novas Oportunidades e para além da atividade no âmbito da qualificação de adultos, possuem competências na área da informação, orientação e encaminhamento de jovens, bem como na articulação com a ANQEP no âmbito da definição da rede de oferta qualificante. Operando de modo coordenado e integrado no território nacional, constituem-se como uma interface, com as ofertas de educação e formação disponíveis no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações, respondendo às efetivas necessidades de qualificação dos jovens e dos adultos, em estreita articulação com o mercado de trabalho.
Aguarda-se, entretanto, a indicação, por parte da tutela, da data de abertura do centro, bem como da área territorial que abrangerá, em parceria com outros centros que foram aprovados.

Sem comentários: