8 de outubro de 2013

Trabalho infantil ainda afeta 168 milhões de crianças mundialmente

O diretor geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Guy Rider, alertou hoje para o facto de que ainda existem 168 milhões de crianças a trabalhar em todo o mundo, apesar dos esforços para a erradicação do trabalho infantil.

 
 
 
Rider recordou que a meta internacional de acabar com o trabalho infantil até 2016 corre grave risco de não ser concretizada, o que será um grande "fracasso coletivo".
O responsável da OIT falava na abertura da III Conferência Global sobre Trabalho Infantil, que decorre até quinta-feira em Brasília, citando números do último relatório da OIT sobre trabalho infantil, divulgado em setembro.
O mesmo relatório regista que desde 2000 houve uma redução de cerca de um terço da exploração do trabalho infantil no mundo.
Guy Rider recordou que ainda persistem formas especialmente degradantes desse tipo de trabalho como a escravidão e a exploração sexual, "chagas ainda abertas em todas as regiões do planeta".
O diretor da OIT recordou ainda que muitos países nem sequer assinaram as convenções internacionais sobre o tema e chamou a atenção para a importância de as metas e os planos serem seguidos até o fim.
A III Conferência Global sobre o Trabalho Infantil foi organizada pelo governo brasileiro e a OIT, em parceria com agências das Nações Unidas e entidades dedicadas à defesa dos direitos humanos e da infância, em particular.
Durante os três dias de debate será formulado um novo documento, batizado como "Carta Brasília", que conterá as conclusões e eventuais decisões que emanem dos trabalhos.

08.10.2013 Lusa

Sem comentários: