3 de outubro de 2013

ASSEMBLEIA GERAL APAIS 04-OUTUBRO-2013

Decorreu no passado dia 04 de Outubro a AG da Associção de Pais da Batalha, nos termos da convocatória para o efeito, que tinha como objectivo principal a eleição dos corpos sociais para o alo lectivo em curso.
Não tanto participativa como seria desejável, uma vez que foi efctuada à margem da reunião de inicio de ano do Agru
pamento Escolas da Batalha / AEB, contou no entanto com a presença da Direcção do AEB. Apesar da reunião ter acontecido só nesta data, a APAIS tem mantido um acompanhamento dialogante com as diversas entidades, desde o inicio do ano lectivo, de forma a salvaguardar e dirimir eventuais constrangimentos que sempre se colocam nesta fase do ano, com o impacto directo na aprendizagem dos nossos educandos.
Nuno Monteiro, presidente em exercicio da APAIS, começou pro efectuar uma resanha dos objectivos e actividades levadas a efeito no ano que terminou, bem como o papel desempenhado junto quer da AEB quer junto do Municipio, de entre as actividades menos visiveis, mas essenciais para o normal funcionamento de todas as questões que encerram o sistema educativo, em prol do bem estar dos nossos educandos. A par da referida apresentação, foram também eplicitadas as contas da APAIS, cujas receitas transitadas, serão objecto de análise no sentido de ser avaliada a possibilidade em colaborar com o AEB na comparticipação de algum material, à semelhança de edições anteriores, nomeadamente com a aquisição de cacifos para os alunos.Ainda na explicações prestadas, informaram-se os presentes da manutenção do protocolo com o Centro Hípico Quinta dos Lagos, para a prática da equitação,  a que se seguirão outras iniciativas e das quais dar~se~á conhecimento à medida que forem tendo lugar.
Efectuadas as considerações aqui explanadas, foi comunicada a apresentação apenas de uma lista candidata à direcção da APAIS, lista que foi votada e eleita por maioria dos presentes - confira nas páginas tantas.
Com a presença da Direcção do AEB, os pais/encarregados de educação presentes tiveram oportunidade de colocar algumas questões que ainda não estão resolvidas, nomeadamente que se prendem com o funcionamento do Centro Escolar de S Mamede, bem como das designadas AEC's, com maior acuidade, tendo sido prestadas as devidas explicações, nem sempre de acordo com as expectativas dos pais. Se algumas poderão ser ainda avaliadas, outras há que, fruto de diversos condicionalismos, financeiros e de recuros humanos, não se consegue ir de encontro às necessidades dos pais, salvaguardando sempre o aspecto pedagógico.
Da direcão do AEB ficou a mensagem aos pais no sentido de um acompanhamento mais presente dos seus educandos, mormente no que concerne à necessidade dos alunos se fazerem acompanhar dos cartões de acesso e ao refeitório, para que  se minimize o impacto na gestão de refeições não adquiridas préviamente.

Sem comentários: